domingo, 23 de novembro de 2014


ATIVIDADE: 1.4  Reflexão sobre cenário de mudanças                   Na sua          opinião, de que forma mídias como televisão, jogos e Internet,                   modificaram as formas de agir e pensar de crianças e jovens da atualidade?

 Novas mídias de comunicação provocam profundas mudanças nas nossas formas de processar o pensamento e o conhecimento que, segundo ele, é construído     em rede,  por  meio do jogo on-line, facebook de imagens, sons e movimento que atraem e encantam as crianças e os jovens, Através da televisão, as crianças e jovens têm acesso a inúmeras informações que tratam dos mais variados assuntos com , imagens interativas, sons, desenhos, filmes, animações, fotos.

Quais as implicações dessas mudanças na relação com as gerações anteriores 
(pais, educadores)?
Somos responsáveis por uma geração que nasce com os meios tecnológicos muito diferente  de uma geração anterior  a esta, que não teve acesso a estes recursos. Que evoluiu no decorrer dos anos, e foi também interpretado de formas diferentes até se concretizar em nossos dias, com freqüência que percebemos conflitos entre a tecnologia e algumas preocupações sociais, tais como: o desemprego, a educação, a formação de profissionais às novas tecnologias. A inquietude do novo nos faz crescer e desequilibrar do velho saber. São novos saberes que atraem novos rumos para uma sociedade mais moderna e atual. Elas estão presentes em nossas vidas, transmitindo valores e padrões de condutas, socializando várias gerações e interligando o mundo todo.
  •  Como você percebe que essas mudanças estão a impactar o cotidiano das nossas escolas?

As mudanças são percebidas facilmente pelo aceso rápido as noticias locais, nas atitudes divulgadas , no “desenrolar” do facebook,instagran,twitter ,skype  na moda vinda da internet ou televisão , portando , as mídias podem colaborar na construção de uma sociedade melhor , mas também desassistida promovendo aumentos de problemas na sociedade.  Na educação ocorre o mesmo, as mídias contribuem na formação dos educando ora de forma positiva e negativa , e cabe aos educadores ajudar a filtrar as informações , mostrar os “lados da mesma moeda” , aproveitar momentos de discussão para auxiliar direta ou indiretamente no processo de formação do cidadão critico. É  papel da escola interagir  com esta melhoria na qualidade de ambiente de aprendizagem as escolas encontram-se num desafio não apenas de incorporarem as novas tecnologias como conteúdos de ensino, mas também, e principalmente, de reconhecer a concepção que o educando tem sobre esta tecnologia, além da vivência tecnológica que ele traz em sua bagagem social, para elaborar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas que promovam a reflexão e a crítica sobre o conhecimento e os usos tecnológicos.

Nenhum comentário: