segunda-feira, 29 de dezembro de 2014




ESCOLA POLO: JOSÉ GURGEL RABELLO - FEIJÓ
PROF. FORMADOR: Francisco Valdemir T. da Silva
CURSISTA:TEREZINHA SOUSA DA COSTA

ATIVIDADE 3.2 – TRAÇANDO HISTÓRICO DA RELAÇÃO ESCOLA/COMUNIDADE

Como sabemos para uma escola ser de qualidade, devemos promover a relação entre escola e família, objetivando o desenvolvimento integral das crianças e jovens. Por meio da parceria entre escola e família é possível oferecer uma educação de qualidade as crianças e jovens atendidos pela escola.
É necessário aproximar a comunidade/pais da escola para assim efetivar a gestão democrática e participativa como uma prática na escola.
A promoção da integração da comunidade escolar no processo educativo, acontecem através de atividades e eventos, palestras de cunho educativo, social, informativo e cultural para assim fortalecer a aproximação efetiva da escola com a comunidade.
A Escola Raimundo Augusto de Araújo promove durante o ano letivo diversas atividades permanentes e comemorações de datas importantes a fim de integrar  as famílias  à escola:
·           Palestras;
·           Dia das mães (Homenagem às mães);
·           Festa junina (Convite aberto à comunidade);
·           Reuniões Bimestrais;
·           Dia da família na Escola;
·           Seminário de pais na Escola (convite aos pais e comunidade em geral para discutir o papel da família na educação dos filhos);
·           Sarau literário (convite aos pais);
·           Culminância de projetos de Ciências (convite aos pais);
·           Júri simulado (apresentado nas reuniões de pais);
A escola tem papel fundamental para promover a integração entre a família e a escola visando a parceria das famílias para melhoria da qualidade de ensino do educando na escola bem como   incentivar os alunos o gosto pelas apresentações oferecendo-lhes oportunidades de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades artísticas diversificadas, brincadeiras, pesquisas.

Obs: Trabalho realizado em grupo

Nenhum comentário: